quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A análise segmentada por sexo e idade mostra que os homens estão mais endividados que as mulheres

Homens e mais jovens


A análise segmentada por sexo e idade mostra que os homens estão mais endividados que as mulheres --42% e 34%, respectivamente. Na divisão por faixa etária, 38% dos consumidores entre 18 e 34 anos têm dívidas, e 37% daqueles que têm mais de 35 anos.
Entre os inadimplentes, 10% acreditam não ter condições de pagar total ou parcialmente as suas dívidas, em uma queda de 2 pontos percentuais ante o mês anterior. Segundo a Fecomercio-SP, a melhora da expectativa para o pagamento de contas em atraso ocorre pelo aumento do salário mínimo em fevereiro e pela expansão da oferta de crédito.
"Apesar de todo o anúncio de restrição de crédito, o que se observa, na prática, é que apesar das taxas de juros mais elevadas, as instituições financeiras ainda estão propensas a negociar dívidas e continuar oferecendo linhas de crédito para pessoas físicas", afirmou Sjazman.
Cartão de crédito
O cartão de crédito se mantém como o principal tipo de dívida, atingindo 46% dos consumidores, seguido por carnês (28%), crédito pessoal (8%), cheque especial (4%), cheque pré-datado (2%), crédito consignado (2%) e outros tipos de dívidas (10%).
Quanto às despesas que mais afetam as dívidas atuais, 32% dos consumidores apontam os gastos com alimentação, enquanto 22% indicam os gastos com eletrodomésticos e eletroeletrônicos e 22%, as despesas com vestuário.
Em fevereiro, 35% dos entrevistados tentaram renegociar suas dívidas com os credores contra 41% em janeiro. Entre as dificuldades encontradas estão: taxa de juro elevada (55%), falta de recursos financeiros (27%), prazos de pagamento curtos (13%) e credor não admite renegociação (3%).
Leia mais notícias sobre a crise econômica
BCE prevê enfraquecimento da economia nos próximos trimestres
Casa Branca concorda com plano de estímulo de US$ 790 bi
Entenda a evolução da crise econômica dos EUA
Outras notícias sobre economia em Dinheiro
Rolls-Royce tem prejuízo de US$ 1,910 bilhão em 2008
Petrolífera francesa Total tem lucro recorde em 2008
UE vai bloquear medidas protecionistas, diz comissário
Especial
Veja o que há em nossos arquivos sobre a Fecomercio
Leia a cobertura completa da crise financeira global
Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário